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Naming: A estratégia por trás do nome da sua empresa

Por Kroma Design 03 mar 2022

Naming é um processo criativo utilizado para desenvolver o nome de uma empresa, produto ou serviço. Sendo essa a parte mais importante da identidade de uma marca. Escolher um bom nome antes de iniciar um negócio parece óbvio, mas são muitos os casos em que não há esse cuidado.

O nome traduz a cultura e os valores, transmitindo para os clientes o posicionamento da empresa, além de direcionar todo o processo de formação da identidade visual da marca. No branding a função do naming é encontrar uma palavra que identifique e torne a marca única.

Para entender a importância do naming, basta imaginarmos quantas vezes já fechamos um Zíper, fizemos uma Xerox, usamos Cotonetes ou pedimos um salgado com Catupiry… Essas são algumas marcas que se popularizaram tanto, que nem lembramos os nomes dos produtos originais.

Grandes empresas, como Google, Amazon, Nubank e Apple, já fizeram alterações em suas marcas, mas mantêm o mesmo nome ao longo dos anos. Isso ocorre porque alterar o naming de uma marca que já existe pode custar caro. Não é apenas o valor do projeto/profissional que está em jogo, mas toda a estratégia de prospecção e reconhecimento da empresa pelo seu público.

O nome é uma parte da marca que deverá ser mantida durante muito tempo, pois é através dele que a empresa se apresenta. Justamente por isso que não é recomendado seguir apenas a intuição na hora de defini-lo, é necessário realizar uma estratégia de marketing, recolher informações com os clientes e compilar materiais sobre os produtos e serviços.

Mas calma, o naming não é um bicho de sete cabeças. Se você ainda não definiu um nome será mais fácil, porém se for necessário é possível alterá-lo depois. Nesse caso alguns pontos adicionais precisam ser pensados, algumas dicas são: 

  • Entender o porquê da mudança e o que ela visa resolver.
  • Comunicar a nova marca de forma consistente e positiva.
  • Verificar se todos os canais de comunicação foram atualizados.

Não há uma fórmula pronta para encontrar o nome ideal, o que existe são alguns pontos que devem ser levados em consideração no processo.

  • Exclusividade: Se certificar que não existe nenhum naming igual ao da sua empresa é o mínimo, aliás, não queremos que as pessoas se confundam na hora de procurar sua marca. Além disso, utilizar nomes que já estão registrados no INPI pode gerar processos judiciais e multas posteriormente.
  • Relação com o negócio: O nome deve estar de alguma forma conectado ao segmento em que a empresa irá atuar. Não necessariamente essa ligação precisa ser óbvia e direta, tudo depende dos resultados obtidos através do processo de estudo e desenvolvimento.
  • Sonoridade e grafia: Levando em consideração a estratégia de marketing e publicidade da empresa é fundamental planejar como a marca quer ser ouvida e percebida. Ter um nome fácil de falar e escrever aumenta a eficiência do naming, pois facilita a memorização e aceitação pelo público.

Existem diversos processos para nomeação, mas boa parte deles seguem um fluxo muito parecido: imersão no negócio; pesquisa de concorrentes; geração de ideias; filtragens; apresentação de resultados para o cliente

O nome é o ativo intangível mais importante da marca e está presente em todos os pontos de contato, gerando identificação com o público e aumentando o valor agregado dos seus produtos e serviços.

Por isso é importante investir e procurar um profissional ou empresa qualificada, nós da Kroma podemos te ajudar a desenvolver um nome único, marcante e que represente toda a essência do seu negócio.

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