Cada indivíduo tem suas próprias características (nome, personalidade, aparência, entre outras), o conjunto desses traços constrói a identidade da pessoa e a torna única, fazendo com que seja reconhecida e lembrada pelos outros. A identidade é importante para os seres humanos e para a organização em sociedade, mas também se aplica para os negócios.
Uma empresa precisa se comunicar o tempo todo, existem potenciais clientes aguardando por respostas, colaboradores trocando informações, usuários navegando no site e diversas outras partes envolvidas direta ou indiretamente com cada serviço ou produto. Por isso é importante que a identidade da marca seja lembrada e reconhecida, se destacando em meio às concorrentes.
Grandes marcas (iFood, Uber, GOV.BR, Mailchimp, Google) investem em design systems escaláveis, constroem um branding forte e se consolidam em escalas de visibilidade mundial. Mas tudo isso só é possível graças a um longo processo que com o passar do tempo evolui, transmitindo cada momento em que a empresa se encontra.
Ao contrário do que a maioria pensa, a identidade visual não se resume ao logotipo. Outros elementos como o naming, slogan, cores, tipografias, embalagens, e outras peças de divulgação fazem parte desse processo de construção.
Mas você deve estar se perguntando, qual a diferença entre marca, identidade visual e branding? Os três conceitos fazem parte do mesmo espectro, mas seus significados não são parecidos e é muito importante conseguir distingui-los.
Existem dois sentidos para essa mesma palavra. O primeiro, ligado ao mundo do design, considera que a marca é simplesmente o logotipo gráfico. Porém o segundo, sendo um conceito mais amplo, compreende a expressão como tudo aquilo que a empresa representa (missão, valores, cultura, identidade visual, etc.).
“Uma marca é a intuição que uma pessoa tem sobre um produto, serviço ou empresa.”
Marty Neumeier | The Brand Gap
É o conjunto de elementos gráficos e visuais que acompanham um produto, empresa ou serviço. Englobando o logotipo, as cores, as tipografias, as texturas, as fotografias, os ícones, as formas e os mascotes. “O logo é a porta de entrada da marca”, mas a identidade visual vai muito além dele.
“A imagem e a percepção ajudam a criar valor; sem imagem, não existe percepção.”
Scott M. Davis | Brand Asset Manegement
O branding pode ser definido como o conjunto de estratégias e elementos que objetivam o crescimento da marca, indo muito além da identidade visual e do logo. Essas premissas englobam o posicionamento, tom de voz e a forma como a empresa quer ser vista pelas pessoas.
“Branding é a arte de inspirar.”
Lucianos Montelatto | CEO Boxx Branding
Há muitos aspectos que devem ser levados em consideração para construção de uma identidade visual, e caso não seja uma prioridade desde o princípio, pode ser difícil ganhar a confiança e relevância no mercado. Afinal, como ser reconhecido sem uma imagem?
Além de passar profissionalismo, a identidade visual apela aos sentidos e se comunica diretamente com os consumidores. Quando bem trabalhada ela gera diferenciação e reconhecimento da empresa, produto ou serviço em meio ao mercado saturado; tornando muito mais fácil o processo de conversão e conquista dos potenciais clientes.
O processo para o desenvolvimento de uma identidade visual pode variar de acordo com o profissional, mas independente da complexidade do trabalho é fundamental conciliar pensamento estratégico, excelência em design e habilidade no gerenciamento de projetos.
Para construir uma linguagem visual consistente e alinhada à essência do negócio será necessária a ajuda de um designer. Mas é necessário cautela ao contratar sites ou empresas sem portfólio que prometem projetos completos por preços muito abaixo do mercado.
Com o auxílio de um profissional qualificado será possível alinhar toda estratégia e essência do negócio, para então construir uma identidade autêntica e marcante. Nós da Kroma Design, trabalhamos há 5 anos, contando com diversos clientes no nosso portfólio, e estamos à disposição para ajudar sua empresa.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: Guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 320 p. v. 1. ISBN 978-85-7780-812-0.
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