À medida que o tempo passa, carrega com ele mudanças e novidades. Produtos são criados, testados, aprimorados e substituídos nas prateleiras a todo momento em um ciclo incessante. Esse mercado cada vez mais competitivo exige das empresas soluções inovadoras, capazes de surpreender e conquistar clientes.
Nesse cenário, as estratégias de marketing são fundamentais e há muito tempo não se resumem a cartazes, banners e outdoors. As embalagens têm ganhado destaque como um diferencial competitivo em lojas físicas e virtuais de diversos segmentos.
Ainda que sejam muitas vezes negligenciadas, as embalagens servem para proteger e transportar os produtos, melhorando a experiência de compra. Porém o papel de coadjuvante no mercado já ficou para trás, hoje são uma poderosa ferramenta de prospecção e fidelização de clientes.
Uma pesquisa realizada em 2019 pela Two Sides aponta que as embalagens influenciam a decisão de compra, com maior ou menor frequência, em 99% dos casos.
“A relevância das embalagens para a decisão de compra tem direcionado a indústria a aperfeiçoar cada vez mais os materiais e a tecnologia empregados na fabricação desses produtos”
Fábio Mortara, presidente da Two Sides Brasil
As grandes empresas têm montado campanhas com embalagens visando muito além do aspecto visual. Pensando nisso veja alguns exemplos práticos de estratégias que podem ser adotadas:
Na imagem acima os logos foram removidos, mas mesmo assim é muito fácil supor qual é a empresa por trás. Essa é uma campanha especial da Coca Cola que visa tornar as latinhas colecionáveis, instigando as pessoas a comprarem o refrigerante para completar palavras.
Alguns alimentos e cosméticos necessitam das embalagens para serem consumidos. Justamente por isso o design delas impacta diretamente na experiência do produto como um todo. A Heinz, por exemplo, ficou famosa por mudar o formato dos frascos de ketchup focando a usabilidade.
As embalagens criam um canal direto de comunicação, possibilitando que a empresa transmita mensagens, conceitos e fortaleça a marca. O McDonald’s utiliza de fotos, cores, logo, slogan e textos nas caixas do Big Mac (um dos principais produtos da rede).
De nada adianta ser bonita se a embalagem não for útil. Elas podem servir para guardar, proteger, transportar… O propósito depende das necessidade do negócio, fragilidade dos produtos e forma como a venda ocorre. A Amazon trabalha com vários tamanhos de caixa e usa lembretes em entregas mais frágeis.
A população no geral está cada vez mais preocupada com o impacto ambiental que a indústria vêm causando. Muitos países têm tomado medidas para garantir que as metas estabelecidas na ODS sejam alcançadas. A Nestlé recentemente inaugurou o Instituto de Pesquisa de Embalagens, focado em produção 100% reciclável.
É importante destacar que existem diversos tipos de embalagens: frascos, sacolas, caixas, garrafas; cada uma possui legislações específicas além de órgãos reguladores. Por isso será necessário que um profissional de confiança acompanhe os processos.
Agora que você já entendeu a importância e complexidade do assunto, o que acha de montar uma estratégia para as embalagens da sua empresa? Para conduzir o seu potencial cliente até a etapa de compra, são necessários uma série de estímulos; nós da Kroma Design ficamos à disposição para ajudar sua empresa.
TWO SIDES. Embalagem influencia decisão de compra do brasileiro, mostra Two Sides. [S. l.]: Two sides, 2019. Disponível em: https://twosides.org.br/BR/embalagem-influencia-decisao-de-compra-do-brasileiro-mostra-two-sides/. Acesso em: 17 maio 2022.
NESTLE. Nestlé inaugura el instituto de investigación de envases. 01. ed. [S. l.]: Nestle, 2019. Disponível em: https://www.nestle-centroamerica.com/media/news/nestl%C3%A9-inaugura-el-instituto-de-investigaci%C3%B3n-de-envases#. Acesso em: 18 maio 2022.
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